FAÇA

SALADA QUENTE DE BATATAS


Novamente trago uma dica fácil, rápida e deliciosa!
Na panela de pressão cozinhe uma boa quantidade de batatas bolinha (aquelas pequenas) com casca. Deixar por três minutos a partir do início da pressão.
Após  o cozimento, junte às batatas descascadas, alcaparras, azeitonas pretas picadas, cebola fatiada bem fina (não se preocupem, o calor das batatas cozinha as cebolas, retirando aquele gosto marcante), azeite, limão e sal.
Misturar delicadamente, servindo quente.
Ótimo acompanhamento para carnes. Bon appetit!



Para um café da manhã gostoso, esse é um desjejum fácil de fazer, além de saudável e nutritivo.Unte uma frigideira com azeite, pegue duas fatias de pão de forma integral, de preferência, e no meio de um deles faça um círculo, depositando um ovo fresquinho, orgânico (como os da minha rocinha), deixando que ele cozinhe com o próprio vapor o azeite e das fatias de pão (coloque uma tampa sobre a panela), enquanto torra a outra fatia. Depois, vire a fatia com o ovo para o lado inverso, deixe cozinhar um pouquinho, retire da panela e sirva. É uma delícia, principalmente se você deixar a gema ficar meio molinha. [Marina Procópio]




MASSA CASEIRA DE PIZZA

Para os pizzaiolos de plantão, segue a receita de uma massa caseira de pizza bem levinha e saborosa, que a Cláudia me ensinou a fazer com todo o carinho. A dica é: faça-a o mais fininha possível e, na hora do recheio, use e abuse da criatividade!


Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1/2 colher de sopa cheia de manteiga
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de azeite
1 tablete de fermento biológico (usado para pães)
1 pitada de sal

Modo de Preparo
Em um recipiente, dissolva o fermento biológico no leite morno. Acrescente os demais ingredientes e amasse até ficar homogêneo. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Depois, abra-a com o rolo e espalhe nos tabuleiros (se quiser a massa mais fininha, esta medida chega a cobrir de 2 a 3 tabuleiros médios). Pré-asse a massa, retirando-a do forno quando estiver durinha. Cuidado pra não deixar tostar.


SALMÃO AO REQUEIJÃO

Além de super saudável, este salmão é delicioso e inacreditavelmente fácil de fazer!!! A receita é da minha cunhadinha Mayra e da mãe dela, a Regina. Testei este fim de semana e foi um sucesso! Aí vai...

Ingredientes
1 kg de salmão sem pele (de preferência, a peça)
1 1/2 copo de requeijão cremoso
Ervas finas e grãos de mostarda pra decorar
Sal e alho à gosto
Modo de preparo
Tempere o salmão com sal e alho à gosto. Coloque-o num refratário e cubra com o requeijão. Forre o refratário com papel alumínio e asse em forno baixo. Quando pronto, se tiver em casa, decore com um pouquinho de ervas finas e grãos de mostarda.
Porções: 4.


TOMAQUINHA DA DANDAN
Meus amigos Dani e Rodrigo no final de semana passado fizeram um molhinho de tomate para acompanhar nossos tira-gostos muito simples e delicioso:É passar no ralador (daquele lado de furinhos) três tomates sem pele e sementes. O resultado vai ser um caldo grosso ao qual acrescenta-se azeite e sal. Misturar e saborear com torradas, pães e carnes! Hummm... Espetáculo!


ALHO EM CONSERVA
Alho é bom e faz bem! Melhor ainda quando cru. O problema é aquele ardor forte e o hálito que logo entrega... Mas, pra matar todos esses coelhos com uma cajadada só, use e abuse dessa receita de alho em conserva, que o mantém quase cru, mas sem o ardor e o cheiro forte.
Coloque a cabeça de alho inteira (os dentes ainda presos entre si, com casca e tudo) em um refratário ou tabuleiro e asse em forno moderado até começar a murchar. Espere esfriar e descasque o alho. Ao ser assado, ele perde a ardência e se torna adocicado. Coloque os dentes descascados em uma vasilha e cubra com a mistura de azeite e vinagre (para cada colher de sopa de azeite, uma colher de sobremesa de vinagre (qualquer um menos de álcool ou balsâmico). Depois tempere com sal, pimenta (do reino ou calacresa) e orégano a gosto.

 
 
MOLHO DE SALADA DE MANJERICÃO E CASTANHAS

Este molho delicioso, dica de Jamie Oliver, está mais que aprovado! É simples e rápido de fazer, cai bem com qualquer salada e faz o maior sucesso!


Ingredientes
½ dente de alho descascado
1 mão cheia de manjericão fresco amassado
1 pequena mão de castanha triturada
6 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino preta à gosto

Modo de preparo
Colocar as folhas de manjericão no amassador e triturá-las com o alho. Acrescentar os demais ingredientes e misturar. Servir em uma molheira.

 
 

ARROZ DOCE [1]

Um copo cheio de arroz de boa qualidade
Dois litros e 250 ml de leite
Dez colheres de sopa de açúcar
Uma lata de leite condensado (‘moça’, de preferência)
Colocar o leite e o açúcar em uma panela de fundo grosso. Derretido o açúcar, junte o arroz e deixe cozinhar por aproximadamente quarenta minutos, a depender do fogão. Junte o leite condensado e deixe cozinhar mais, até que o arroz esteja quase ‘al dente’. Desligue o fogo, pois o calor continua a cozinhar o arroz.
O doce fica cremoso e o arroz soltinho. Há bastante ‘caldo’. Para os que preferem o ponto diferente, deixe cozinhar mais ou coloque menos leite.
E para os que gostam, misturar cravo, canela ou raspas de limão, no doce ainda quente!


[1] (não sei quanto a vocês, mas estou tão cansada de tanto... tanta sofisticação, tanta coisa diferente, tanta etiqueta, tanta regra... até para comer! Segue a simples e muito testada receita de um doce delicioso, barato e sutil...)


LINGUINI COM MOLHO DE TOMATES FRESCOS E ALCACHOFRA

Ingredientes
1 pacote de 500 gr. de linguini
15 tomates tipo italiano bem maduros
1 potinho de alcachofras em conserva de óleo/azeite
400 gr. queijo parmesão fresco ralado
1 colher de sopa de manteiga 
5 dentes de alho
azeite virgem
sal à gosto

Modo de preparo
Lave bem os tomates e os pique em cubos, retirando o excesso de sementes. Bata todo ele no processador/liquidificador, com a ajuda de um pouquinho de água, de modo que se forme um molho homogêneo, sem pedaços. Refogue o alho já amassado em azeite e, antes que ele fique dourado, acrescente o molho de tomate. Deixe ferver bastante, temperando com sal aos pouquinhos. Paralelamente, ferva a água do macarrão com um pouco de óleo e sal. Quando o molho de tomate estiver bem cozido, corrija o sal e acrescente as alcachofras. Misture e retire do fogo. Jogue o macarrão na água fervente e o retire quando estiver "al dente". Escoe a água do macarrão e o espalhe em uma travessa grande e larga, misturando-o com a colher de manteiga. Despeje o molho e, por fim, o parmesão ralado.

Dica: a alcachofra em conserva, você encontra em qualquer bom supermercado (em BH, no Verdemar, por exemplo). Esta massa deliciosa serve de 4 a 6 pessoas e é ótima para um jantar de amigos que gostam de massa e de um bom vinho tinto! A combinação do linguine com o molho de tomates frescos e com as alcachofras dão ao prato um sabor delicado e ao mesmo tempo inebriante, que ninguém irá esquecer!




LINGUINI COM MOLHO DE TOMATE E PESTO

Uma variação do prato acima é a combinação do molho de tomates frescos com o molho pesto. Os ingredientes são os mesmos e também o modo de preparo. A única diferença é que a alcachofra é substituída por um molho pesto, despejado por sobre a massa e o molho de tomates.
O preparo do molho pesto fresco é bem simples: desfolhe 1 molho de manjericão, lave/desinfete as folhinhas e soque-as todas num amassador de alho. Acrescente 1 xícara de chá bem cheia de nozes bem trituradas. Soque mais um pouquinho a mistura, acrescente um pouco de azeite e misture. Está pronto o molho pesto, para uma variação deliciosa do linguine!!!



TORTA DE BANANA

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de açúcar

3 ovos

2 colheres de sobremesa rasa de manteiga

2 colheres de chá de fermento

1 lata de leite condensado

12 bananas nanicas ou 9 bananas caturras fritas e salpicadas com canela


Modo de preparo

Na batedeira, bata a farinha, o açúcar, a manteiga, os ovos e o fermento. Frite as bananas partidas ao meio em pouquíssimo óleo, acrescendo canela ao final. Pré-aqueça o forno. Espalhe metade da massa numa forma untada com fundo removível e cubra com as bananas. Faça uma camada caprichada de leite condensado (aqui está o segredo da cremosidade: quando for partir o bolo, vai cair aquele caldinho de leite condensado). Depois coloque mais uma camada da massa, bananas, outra camada fina de leite condensado e decore com o resto das bananas. Leve ao forno por 30 a 35 minutos.


Dica: pra aproveitar aquelas bananas maduras que irão se perder em sua cesta, não deixe de fazer essa delícia de torta. Ela leva o charme da fruta mais querida do Brasil e um jeito de sobremesa rústica: tostadinha por cima, bem cremosa por dentro e molhadinha com aquela prometida calda “inunda-paladar”. Sirva como sobremesa ou no lanche, acompanhada de um saboroso chá ou do nosso famoso cafezinho.



SOPA DE CEBOLA GRATINADA
Nada como uma sopa quentinha no inverno!


Ingredientes:
50 g de manteiga
1 kg de cebolas cortadas em rodelas finas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de caldo de frango
500 ml de molho de frango
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada
Fatias grossas de pão fresco (de casca grossa)
Queijo gruyère ralado grosso


Prepare assim:
Em uma panela grande, aqueça a manteiga, acrescente as cebolas e deixe dourar em fogo baixo;
Acrescente a farinha e deixe mais 1 minuto;
Adicione o caldo, o molho, a noz-moscada, o sal e a pimenta;
Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos;
Grelhe levemente as fatias de pão (ou toste no forno);
Quando a sopa estiver pronta, distribua em tigelas refratárias individuais, cubra com uma fatia de pão e salpique com bastante queijo;
Leve ao forno bem quente apenas para gratinar.



PATÊ BABA GANOUSH - receita da vovó Linda, a libanesa do Bê

Este delicioso patê, leve e perfumadíssimo, super popular no Oriente, agrada tanto os paladares que já apreciam a rica cozinha árabe quanto aqueles que estão em busca de novos sabores. Não deixem de provar! Sirva com pão árabe, baguete ou outro pão leve.


Ingredientes
4 beringelas médias
6 colheres de sopa de tahine
suco de 2 limões
1 dentes de alho bem socado
Água gelada à gosto
Sal à gosto

Modo de preparo
Leve as beringelas ao forno com casca e tudo. Quando prontas e depois de mornas, retire as cascas e amasse-as bem com um garfo, até que fiquem uniformes. Acrescente em seguida o thaine e o alho socado. Misture bem. Tempere a pasta com o sal e o limão, ambos à gosto, e equilibre sua cremosidade com água gelada.

Porções: 8. 


TABULE - receita da Maria do Carmo, sogrinha querida

Usemos e abusemos da fantástica cozinha árabe! Essa salada super saborosa, saudável, prática e em conta não só compõe muito bem uma mesa com a boa comida árabe, como é um excelente refresco pro calor dos trópicos!
 
Ingredientes
1 copo de requeijão de trigo de kibe
1 pé de alface médio
2 tomates grandes picados em cubos sem sementes ou 2 xícaras de chá de tomate cereja
1 cebola pequena picada em cubinhos
1/2 xícara de chá de hortelã fresca picada
1 xícara de chá de salsinha e cebolinha picadas
Suco de 3 limões sem caroço
Azeite extra virgem
Sal à gosto


Modo de Preparo
Lave o trigo e deixe-o de molho em água potável por 30 minutos. Lave e enxugue bem o pé de alface, cortando-o bem fininho, como couve. Misture o trigo com todos os ingredientes e tempere com o suco de limão, sal e azeite à gosto. Mantenha na geladeira até servir.

Porções: 4.

ARROZ COM LENTILHA - receita da vovó Luzia Lasmar



Essa delícia da culinária árabe, além de ser prática, barata e harmonizar muito bem com a comida brasileira, é símbolo de fartura e abonança. Essa receita maravilhosa, que as mãos da família Lasmar trouxeram direto do Líbano, eu tive a honra de receber da vovó Luzia no livro de receitas que ganhei de presente das amigas no meu chá de panela. E é também uma honra passá-la adiante!!!

Ingredientes
1 xícara de chá de lentilha
2 xícaras de chá de arroz
1 cebola média picada em cubos
6 cebolas médias picada em rodelas finas
3 dentes de alho picados em rodelas
1 colher de chá de pimenta síria ou cominho
1 tablete de caldo de galinha
Manteiga e azeite virgem à gosto
Sal à gosto

Modo de preparo
Lave bem as lentilhas, coloque-as numa panela, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar. Acrescente o caldo de galinha e a pimenta síria ou cominho e deixe cozinhar por 10 minutos. Reserve. Em uma outra panela, doure o alho e a cebola picada em cubinhos, acrescentando o arroz. Corrija o sal. Quando o arroz começar a dourar, acrescente a lentilha com o caldo de seu cozimento e misture bem. À medida que esse caldo secar, agora sem mexer, comece a regar o arroz com água fervente até que ele e as lentilhas terminem seu cozimento. Enquanto o arroz e a lentilha cozinham, doure em em manteiga e azeite virgem as 6 cebolas em rodelas até que elas fiquem cor de caramelo. Quando for servir, vire o arroz com as lentilhas numa travessa e decore com as cebolas douradas.

Porções: 8.





SORVETÃO
(gosto de infância)


Ingredientes:
1. 04 ovos
2. 01 lata de leite condensado
3. 01 lata de leite
4. 02 latas de creme de leite com soro
5. Açúcar refinado
6. Chocolate em pó (ou Nescau ou Toddy)


Modo de preparar:
1. Em uma panela misture 04 gemas, 01 lata de leite condensado e 01 lata de leite de vaca em fogo baixo até engrossar – coloque em um pirex redondo e deixe esfriar (primeira camada);
2. Em outra panela misture 01 lata de creme de leite com soro, 03 colheres de açúcar refinado e 04 colheres de chocolate em pó em fogo baixo até engrossar – despeje em cima do creme no pirex (segunda camada);
3. Bata 04 claras em neve e reserve, mistura 01 lata de creme de leite como soro e 08 colheres de açúcar refinado e acrescente as claras em neve e coloque no pirex (terceira camada);
4. Tampe e leve ao congelador. Sirva congelado.





PETIT GATEAU

Ingredientes
4 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de achocolatado (Nescau ou toddy)
1 xícara de chocolate em pó meio amargo
1 xícara de açúcar
200 gr de manteiga


Modo de fazer
A massa é super simples. Basta misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, unte as forminhas com margarina e farinha de trigo e coloque a massa até 1 cm abaixo do topo (a massa cresce). Asse por cerca de 8 a 12 minutos, até o ponto molinho no centro e assado nas extremidades. Esta é a fase mais difícil da receita: o ponto. Se acertá-lo, você terá um petit gateau de lamber os beiços (boa sorte!). Sirva com sorvete de creme.


Porções: 12 bolinhos.





MOUSE DE CHOCOLATE
(Plin, bateu uma super saudade. Por isso,  uma receita delícia que você ensinou)
1 barra de chocolate meio amargo derretido misturada a 2 latas de creme de leite
1 barra de chocolate branco derretido misturada a mais 2 latas de creme de leite
Derreter o chocolate no micro-ondas. Com cuidado para não queimar (desligar de minuto em minuto).
Fazer uma camada com o chocolate meio-amargo. Por cima colocar a mistura do chocolate branco. Além de muito fácil, é muito gostoso.



 








PENNE AO MOLHO PELLATI


Sugestão para aqueles que, como eu, não têm muita desenvoltura na cozinha. Facílimo e delicioso

Ingredientes:
500 gramas de penne
Azeite extra virgem (aproximadamente um dedo da panela onde será feito o molho)
2 tabletes de caldo de carne
2 latas de tomate pelatti
Manjericão fresco
Queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Colocar o azeite na panela acrescentando o tomate pelatti partido. Deixar ferver por alguns instantes. Juntar o caldo de carne mexendo  por uns dez minutos.
Colocar no molho uma pitada de açúcar para tirar a acidez do molho.
Em pratos individuais servir o penne, já cozido, colocando por cima o molho, o manjericão e o parmesão ralado.
Serve 4 porções.












TILÁPIA AO FORNO COM LEGUMES



Ingredientes
1 kg. de filé de tilápia
500 gr. de batatas pequeninas
500 gr. de cebolas pequeninas
300 gr. de vagem
300 gr. de tomatinhos italianos bem maduros
100 gr. de castanha de caju
1 lata de tomates cozidos inteiros sem casca (tomati pelatti)
½ molho de salsa
½ molho de cebolinha
20 folhinhas de alecrim
Pimenta do reino preta moída
Pimentas de reino rosa e branca inteiras
5 colheres de sopa de vinagre balsâmico (aceto)
Pasta de alho
Azeite
Sal


Modo de preparo
Lave com bastante cuidado as batatinhas, as vagens, os tomatinhos e as ervas. Cozinhe as batatas inteiras, com casca, e as vagens inteiras, ambas em água com sal e em recipientes separados. Reserve os tomatinhos e as ervas. Tempere os filés de tilápia com sal, pasta de alho e pimenta do reino preta moída à gosto e forre com eles o fundo de um refratário médio, já untado de azeite, no qual irá servir o prato. Despeje sobre os peixes a lata de tomates e seu molho, regando o conjunto com bastante azeite. Leve o refratário ao forno médio. Enquanto isso, leve as cebolas pequeninas regadas com um pouco de azeite ao forno, em um pequeno tabuleiro, até que fiquem assadas por fora e por dentro. Quando o peixe estiver praticamente assado, retire o refratário do forno. Corrija o sal, se necessário, e espalhe por cima do peixe as castanhas, as ervas, depois as batatinhas, as cebolas, as vagens e os tomatinhos. Regue com mais azeite, caso aquele anteriormente colocado tenha secado, e com o aceto balsâmico. Leve o refratário novamente ao forno e retire para servir apenas quando todos os ingredientes estiverem bem quentes. Finalize o peixe, já no prato, com uma pitada de pimenta do reino vermelha e branca moída na hora.


Porções: 4 porções.

Dicas: este prato é facílimo de fazer e uma ótima opção para almoços ou mesmo jantares para pessoas lights, que não comem carnes vermelhas, ou para muitos amigos, já que podemos dobrar ou triplicar a receita e deixá-la praticamente pronta no forno, com a antecedência de algumas horas, levando-a pela última vez para assar pouco antes de servir. Quanto ao sabor, a tilápia forma, com as ervas e os legumes, uma mistura fresca, simples e ao mesmo tempo elegante. O prato pode ser servido com um vinho branco sedoso ou um vinho tinto suave.







 MACARRÃO PIZZAIOLO


Ingredientes:
500g de macarrão espaguete
5 litros de água
sal a gosto

Molho pizzaiolo:
3 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho picado
1 caixa tomates cereja
1 colher sopa de orégano
sal a gosto
250g de queijo branco em cubos
manjericão fresco
queijo parmesão ralado grosso

Modo de preparo:
Cozinhe a massa, sal a gosto, em panela grande, por 9 a 11 minutos, conforme instrução do fabricante. Em uma frigideira, coloque o azeite e o alho picado. Deixe dourar, distribua  sobre o macarrão cozido e escorrido. Misture bem. Por cima do macarrão coloque os tomates cereja, os cubos de queijo branco, o orégano e as folhas de manjericão. Regue com azeite. Parmesão a gosto.











RISOTTO AL FUNGHI




Ingredientes
200gr. de shitake fresco
1 mão cheia de porcini seco (funghi secchi)
1 copo de risoto arbóreo
½ copo de vinho branco seco
½ copo de parmesão fresco ralado em lâminas finas
1 dente de alho
1 cebola média
2 colheres de manteiga
azeite virgem
azeite com aroma de trufas
1 tablete de caldo de carne

Modo de Preparo
Picar o alho e a cebola em cubinhos muito pequeninos. Limpar o shitake com escovinha, sem água, e cortá-lo em pedaços do tamanho de uma mordida. Mergulhar uma mão cheia de porcini seco em ½ copo de água bem quente e deixar por 5 minutos. Ferver 1 litro de água com 1 tablete de caldo de carne.
Refogar o dente de alho, todo picadinho, na manteiga e no azeite, deixando-o amaciar. Acrescentar a cebola, e deixá-la amaciar bem. Acrescentar o shitake e saltear. Acrescentar o porcini e sua água e o arroz, que não pode ter sido lavado. Misturar bem. Quando o líquido escassear, acrescentar o vinho branco, deixando evaporar o álcool. Ir cozinhando o arroz aos poucos, acrescentando o caldo de carne sempre que o líquido escassear, um pouco de cada vez. Misturar de vez em quando. Quando o risoto estiver quase pronto, acrescentar o queijo parmesão e corrigir o sal. O ponto do arroz é “al dente” (macio por fora e rígido por dentro). Importante que o risoto fique cremoso e que seja servido muito quente. Trufar o risoto (cobri-lo com um fio do azeite trufado), já no prato.

Tempo de preparo: cerca de 1 hora.

Porções: 4.

Dica: o preparo do risoto é simples, e o prato é capaz de apetecer os paladares mais apurados! Servido com um bom vinho tinto italiano, seja numa noite romântica com o companheiro ou recebendo um casal de amigos, o risoto é sucesso garantido. E não deixe de servi-lo com o azeite trufado! Ele é caro, mas dá um gosto especial ao prato, além de durar muito tempo. Um comentário muito espirituoso e inspirado do meu maridinho sobre o seu prato preferido: o azeite trufado desafia com seu cheiro tóxico, sulfúrico, e, junto com os fungos, produz uma mistura que parece brotar dos veios da terra, com um quê de mistério, de venenoso e proibido, quiçá sujo, invocando o que escondemos nas profundezas de nossas entranhas...



 







CODORNAS AO VINHO E ERVAS



Ingredientes
4 codornas
8 colheres de sopa de vinho tinto
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
100 gramas de passas escuras sem caroço
10 folhinhas de alecrim
2 folhas de louro
salsa à gosto
1/2 tablete de caldo de carne
1 cebola pequena
azeite
manteiga
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

Tempero: temperar 4 codornas limpas (sem retirar a pele) com sal e pimenta do reino moída (preta, branca e vermelha) à gosto, deixando-as por 1 dia na geladeira, cobertas.
Molho de manteiga e ervas: dourar 6 dentes de alho picados e 1 cebola pequena picada em 2 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de manteiga. Acrescentar 10 folhas de alecrim, salsa e 2 folhas de louro despedaçadas. Dourar as codornas.
Caldo de carne e vinho: derreter ½ tablete de caldo de carne em 1 xícara de chá de água. Acrescentar, quando esfriar, 2 colheres de sopa bem cheias de aceto balsâmico e 8 colheres de sopa bem cheias de vinho tinto.
Colocar as codornas já douradas num tabuleiro, de forma que fiquem juntinhas umas às outras. Despejar o molho de manteiga e ervas e o caldo de carne e vinho. Jogar as passas por cima. Assar em forno pré-aquecido bem quente, regando as codornas com o molho, até ficarem tenras e coradas.


Tempo de preparo: cerca de 2 horas.

Porções: 2.

Acompanhamentos: sugiro, de entrada, pães, patês de carne e salada de folhas com algum molho especial. Para acompanhar as codornas, arroz à piamontese. De sobremesa, sorvete de creme com calda de frutas vermelhas.

Dicas: este é um prato um pouco trabalhoso, porque exige o tempero das codornas no dia anterior e pelo menos 1 hora e meia de dedicação no preparo. Mas é também um prato sofisticado. Perfeito para receber poucas pessoas, íntimas e com gosto culinário, para que todos possam comer as codornas com as mãos, deixando-se os garfos e facas para lá, sem cerimônia! Lembre-se: pelo menos metade do enorme prazer de comer as codornas repousa no tato: sentir a "caça" com a ponta dos dedos e destrinchar dos ossinhos a carne suave, tenra e saborosa da ave... Ah! Verdadeiro gozo gastronômico!




STROGONOFF DA MÃE DA JU

1 kg de filé mignon
1 CS azeite
1 CS manteiga
1 CS cebola ralada
1 CS ketchup
4 tomates maduros batidos no liquidificador
½ folha de louro
1 cc de pimenta reino
1 cc de noz moscada
1 cálice vinho branco seco
1 CS farinha de trigo
1 cc sal
1 lata creme de leite
1 lata de champignon

Cortar o filé em fatias médias (a fim de que, após o cozimento, tenham aproximadamente 3 cm). Refogá-las azeite bem quente, sem tampar a panela. Após, tampar a panela até sair o caldo natural da carne, que será reservado. Fritar os filés na manteiga e deixar dourar.
Juntar todos os temperos e o caldo da carne que foi reservado (aqui apenas não estão incluídos o creme de leite e o champignon). Tampar a panela durante 15 minutos.
Na hora de servir, dar consistência ao caldo com a farinha de trigo dissolvida na água. Desligar o fogo, juntar o creme de leite e o champignon. Voltar com o strogonoff ao fogo por pouco tempo e servir.